"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

11. Distribuição da População

Os 689 quilômetros quadrados que formam o município de Ribeira do Pombal, está habitado por uma população considerada mista. Integram essa população, índios, brancos, negros, mulatos, etc. Há no município uma miscigenação heterogênea. Eles formam a cidade (sede do município) e os povoados (aglomerados rurais).
Para o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, qualquer aglomeração rural só é considerado povoado quando o número de residências, na mesma localidade, for igual ou superior a 50 domicílios, ou tiver casa comerciaI e uma igreja; portanto seguindo essa consideração, Pombal tem, os seguintes povoados:

Feira da Serra - antigamente conhecida como Serra das Almas, foi fundada por volta de 1940; dista da sede do município 23 Km.
Boca da Mata - está a 10 quilômetros da sede do município. Boca da Mata foi fundada aproximadamente em 1949.

Barrocão - seu progresso começou a partir de 1940 com a instalação do primeiro comércio na localidade da Fazenda Barrocão. Esse povoado é um dos maiores do município e também o mais próspero; conta hoje com vários estabelecimentos comerciais; destaca-se também no povoado a Escola Municipal Ferreira Brito (alfa à 8" série), que é a 2ª maior do município, perdendo apenas para o CEB (sede). Praticamente a população do lugar é formada por membros de uma mesma família, raramente encontra-se alguém que não tenha incorporado ao seu nome o sobrenome Rodrigues. A população do povoado chama a localidade de Vila Rodrigues, zoas oficialmente não há documento que prove que o povoado elevou-se à categoria de vila. O povoado fica a 19 Km da sede do município.

Pedras - o povoado tem fortes tradições religiosas, até porque nasceu a partir, da construção de uma igreja. Pedras contou, no início, com um rápido crescimento, porém esse crescimento atrofiou-se nos últimos anos devido à evasão que ocorreu na localidade, provocando um decrescente aumento da população. Fica a 27 Km da sede municipal.
Curral Falso – localiza-se a seis Km do Povoado Barrocão, Curral Falso tem uma grande vantagem em relação a outras localidades, lá está estabelecido o segundo maior açude do município, abastecendo à população, quando a seca predomina.

Nova Esperança - batizado primeiramente de Povoado Barata, João Batista de Almeida, fundador da localidade, em junho de 1950 mudou o nome para Nova Esperança. O fato de estar localizado às margens da BR-110 tem favorecido para o desenvolvimento do lugar. Seus habitantes orgulham-se de ter uma igreja construída pelo Padre Epifânio. Situado a 10 Km da sede do município.

Além dos povoados descritos acima, existem mais algumas aglomerações rurais em Pombal, porém de acordo cora o IBGE, ainda não são considerados povoados:

Tapera - fica a 14 Km da sede do município.

Mocó - fica a 24 Km da sede.

Poço - 10 Km de distância da sede.

Areal - a partir da sede fica a 22 Km.

Novo Segredo - é o mais novo aglomerado rural do município; nasceu quase que instantaneamente, do dia para a noite. Formado por ex-moradores do Povoado Segredo que, expulsos pelos índios, encontraram em Pombal, apoio da Prefeitura para se restabelecerem.

De acordo com o IBGE (censo 2000), apesar de existir nessa localidade 65 domicílios, uma casa comercial e uma igreja evangélica, ainda não foi classificado como povoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário