"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

13. Folclore

Micareta - após a década de 80 o carnaval foi substituído pela micareta. A 1ª micareta de Ribeira do Pombal aconteceu em 1988, e foi considerada a 2ª melhor da região, perdendo apenas para Feira de Santana. Apresentaram-se várias atrações nacionais como: Banda Beijo, Asa de Águia, Sarajane, Laurinha, Jota Norbeck, Viviane, Trio Jóia, Valneijós e Banda da Região. Sem esquecer o tradicional animadíssimo “BLOCOS AMIGOS DO MANÉ”, que foi criado em no 1º carnaval de Ribeira do Pombal .

Mês de Maria – durante o mês de maio a comunidade católica comemora o “mês de Maria”, com a tradicional Novena; a cada dia a imagem passa em casas convidadas, onde cantam hinos, dão ofertas e têm veneração por Maria. Sua culminância local e também com os “santos padroeiros” das comunidades vizinhas.

Forroreta – é o São João antecipado. Festa muito animada que acontece no Parque Ferreira Brito, Geralmente no início do mês de junho.

Festa junina – hoje, o destaque das festas juninas no município são as apresentações das quadrilhas da Rua Ana Brito, Rua São José e Rua da Ribeira com sua tradicional festa, sem esquecer também do “Arraia da Escolinha Craque”.
Dentre as quadrilhas, destacamos:

- Pé no Chão (Rua da Ribeira)
- Chapéu de Palha (Rua da Ribeira)
- Arrasta Pé (Rua da Ribeira)
- Pé de Pinga (Rua São José)
- Renovação do Forró (Rua Ana Brito)

Santa Tereza – a festa de Santa Tereza, começa em 06/10 e tem como data festiva em 15/10 com a procissão, essa é uma festa folclórica tradicional por causa disso tem a festa religiosa e profana, a profana recebe um grande número de turistas porque acontece a Grande Vaquejada e em 1997 aconteceu Rodeios, festas de corridas de argolas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário