"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

Igreja Matriz de Sta Tereza (Nova)


A igreja nova de Santa Tereza, teve seu modelo baseado na estrutura da catedral de Brasília (Distrito Federal). Sua construção foi idéia do senhor Ferreira Brito, com o auxilio político e financeiro do então ministro Oliveira Brito, juntamente com associações comerciais e religiosas (alicerces e paredes).
A construção da Igreja teve a importante participação do senhor Venâncio Antonio de Carvalho que funcionou como verdadeiro coringa, atuando como mestre de obras, pedreiro e até “engenheiro”.
Segundo o próprio, teve como ajudantes os senhores Valdemar Antonio de Carvalho, Alvino de João de Chico e Fulozinho( falecido). O trabalho perdurou por cerca de dez anos. Os azulejos e afrescos foram adquiridos em Feira de Santana e Barbalha.
A primeira missa aconteceu a cerca de quarenta anos, tendo como celebrante o padre Emílio Ferreira Sobrinho e o primeiro sacristão o sr. Quinca que já era sacristão antes com o Padre Epifânio.
O padre Emílio Ferreira Sobrinho que desde 1968 acompanha a vida religiosa desta cidade, é pároco desta comunidade e tem prestado relevantes préstimos conseguindo doações até de outros paises que foi o caso da cobertura da Nova Matriz de Santa Tereza D’Ávila padroeira.

4 comentários:

  1. Muito bom o conteudo sobre a cidade de Ribeira do Pombal.Simr falta do telefone da paroquia.Se possivel postem preciso me comunicar com a secretaria da mesma.

    Maria Eunice

    ResponderExcluir
  2. Oi sou marlene gostaria que voces ai da parroquia mim mandace o telefone pois tenho um assunto urgente atrata sobre a minha crima

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde eu gostaria de saber como eu faço para pegar o batistério da minha filha que foi batizada aí no mês 3 de 1985 pois eu estou em São Paulo teria algum jeito de vocês mandar para mim como posso fazer

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de saber o número do telefone da secretaria da igreja pra solicitar batistério e saber se é possível via internet scaniando esse documento?

    ResponderExcluir