"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

POVOADO BARROCÃO (VILA RODRIGUES)

Barrocão, povoado fundado por volta da década de 40, sendo as famílias principais Aleixo, Góis, Rodrigues e Morais. O comercio teve forte influência no desenvolvimento do povoado.
Hoje o Barrocão tem cerca de 2.500 habitantes, na ultima eleição possuía 1.817 eleitores. Possui uma escola de ensino fundamental onde estão matriculados no corrente ano 520 alunos, nos três turnos, um PSF e uma creche.
Possui uma fábrica de sofá, um posto de atendimento da Caixa Econômica, um posto da Coelba, Panificadora, comercio alimentício, lanchonete, entre outras.
Seu ponto turístico é a pedra branca, suas tradições, no domingo de páscoa as caretas na rua (homens mascarados), gincanas juninas, passeata de jegue festa de setembro. O padroeiro é o São João Batista onde acontece o novenário do dia 15 a 23 de junho. Possui cinco denominações religiosas sendo testemunho de Jeová, assembléia de Deus, adventista do 7º dia, congregação cristã do Brasil e a Igreja católica.

18 comentários:

  1. Tá na hora de atualizar as benfeitorias que existem no Povoado Barrocão, como Posto de Gasolina, lindo Colégio do Estado, Farmácia, Loja de Móveis, tudo isso graças a seu povo que sempre procurou a evolução do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Querido Daniel, muito obrigado por contribuir com o Blog, a verdade é que a equipe já está colhendo informações para que possamos atualizá-las, mais já que você teve essa observação, bem que você poderia nos ajudar enviando para o nosso e-mail todas as novidades do Povoado Barrocão, inclusive com fotos. Pois saiba que a nossa intenção e propagar a nossa história e dá a nossa Cidade um novo Olhar.

    ResponderExcluir
  3. barrocão precisa de placas com nomes das ruas, calçar as ruas que dão acesso ao colégio e um posto policial.(gessine).

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a vocês professores pela iniciativa de
    cria um blog da nossa comunidade; Dessa forma estão valorizando a nossa história. (Ronaldd.Reiga)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de barrocão o povo é amostrado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas com certeza deve andar muito por aqui pra saber tanto do povo,q na vdd é um povo acolhedor e se são amostrador é pq tem o q amostra né kkkkk

      Excluir
  6. Barrocâo está de parabéns,é o melhor povoado que existe.nasci e morrerei aqui,se assim Deus me permitir.valeeeeeeeu Barrocão!!!!!!!!!!!Ha,a respeito do comentário acima,aqui não tem nenhum povo amostrado, simplesmente somos o melhor!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. barrocão só tem fresco começando por Bartolomeu titi davi e entre outros e principalmente um tal de tomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae vai se fuder.........envejoso ou envejosa....Barrocão é capital desses outros povoados...imagino eu q vc seja de fora! e esses q vc sitou os nomes a cima são diferenciados mesmo.num admiro vc sentir inveja........bj na bunda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Sem dúvida nenhuma Barrocão é o povoado mais promissor do município de Ribeira do Pombal, claro que falta por parte da prefeitura calçar mais ruas, terminar o PSF que há 3 anos está parado, um Posto policial, incentivo ao esporte. Mas Barrocão por sua localização e por ter uma população que investe em si própria, basta ver o número de pessoas concursadas e que tem nível superior, é quem está fazendo a Povoado cada dia que passa crescer mais.

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei do meu povoado,afinal,faço parte de uma das familias que o fundou (Gois ). Mas, devido a tantas mazelas que vem acontecendo, minha opinião já não é mais a mesma.
    Mesmo assim, gostaria de vê-lo crescer.Ver as ruas calçadas,um jardim com paisagens e menos concretos(buracos),posto de saúde,biblioteca pública,posto policial... e, acima de tudo,respeito ao profissionalismo, ao ser humano e suas escolhas partidaristas.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou de Barrocão mas gostei muito deste povoado, terra de pessoas inteligentes artistas maravilhosos pessoas de uma criatividade imensa. Tive a oportunidade de visitar o Povoado inteiro e manter contato com pessoa super educadas. A vc que criou este espaço é sinonimo de inteligência e sabe valorizar o que bom.
    José Pereira de Massaranduba- Higienópolis-BA

    ResponderExcluir
  11. Barrocão serve de exemplo para os demais povoados, tem um povo maravilhoso, educados, inteligente e principalmente humanitários, que estão sempre de braços abertos para ajuda-los. Agora, é lógico que deixa a desejar no que diz respeito a segurança, esgoto, calçamento e dar nomes e colocar placas nas ruas, más isso cabe ao nosso prefeito e vereadores que representa o nosso maravilhoso povoado.

    colega acima, procure conhecer mais barrocão e o povo, acho que vc foi mal informado sobre as pessoas citadas. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá , boa tarde...
    Gostaria de saber como faço para ir para o povoado Barrocão de Ribeira do Pombal porque passei em um concurso e não sei como chegar até aí...
    Agradeço a atenção...

    ResponderExcluir
  13. olah forte abraco a todos desse lugar maravilhoso em breve estarei air

    ResponderExcluir
  14. Sou de Olindina mas adoro o Barracão morei lá durante Deus anos.Socorro de Irininjo foi minha professora, Abraços para todos amigos e família e familiares de Raimundo de Manoel Reis Zeca Pigas Bem eu que patrocinava o nosso times de futebol Abílio do Bar Teotônio da venda, a de Rosa casada com Gonzaga a família de José Souto irmão de Nestor e Amaro, pernambucanos de São José do Egito.

    ResponderExcluir
  15. Olá . muito obrigado por lembrar de meu pai .Manoel dos reis. Sou filho dele nasci neste lugar e pretendo voltar um dia um abraço a todos

    ResponderExcluir