"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

10. Aspectos Geográficos

Localização:

O município de Ribeira do Pombal está localizado na mesorregião do Nordeste Baiano. Seu território, que se estende pela Bacia do rio Itapicuru está totalmente incluído no “polígono das secas”.
Os municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga e Ribeira do Amparo estão incorporados na microrregião de Ribeira do Pombal.

Pombal tem como limites os seguintes municípios:

· Cícero Dantas ................................34km
· Tucano............................................31km
· Cipó................................................31km
· Ribeira do Amparo..........................43km
· Banzaê............................................47km

As coordenadas geográficas do município são:

· 10º 50º 10º de latitude sul
· 38º 31º 50º de longitude W.Gr.

O município está a uma distância de 299 km da capital do Estado (Salvador).
Ao lado esquerdo do segundo degrau da escada de acesso a porta principal da Velha Igreja Matriz de Santa Tereza, há uma chapa cravada pela seção de nivelamento do Conselho Regional de Geografia, onde determina que a altitude da sede do município é de 228 a 248 metros acima do nível do mar.
Em outros pontos, tais como no centro de entroncamento para a localidade de Ribeira do Amparo, no trecho da estrada Cícero Dantas/Pombal (BR110) e no centro de entroncamento para as localidades de Rio Real e Mirandela, no lugar Nova Esperança, trecho da mesma estrada. O Conselho Nacional de Geografia determinou as seguintes altitudes acima do nível do mar:

para o primeiro ponto 342,9486 metros
para o segundo ponto 270,3935 metros


Relevo:

Quase totalmente plano, possui algumas senas de pequena altitude, e mais alta não ultrapassa 150 metros.


Algumas delas:
· Serra Campinas
· Serra Tapera
· Serra Consonhonham
· Serra Toca do Gato
· Serra da Ribeira
· Serra Jaboá
· Serra Massaranduba
· Serra Grande
· Serra Formigueiros
· Serra das Almas
· Serra do Urubu
· Serra de Mercê


Hidrografia:

Não existe no município lagoas permanentes, pois secam com as grandes estiagens: entre as lagoas temporárias, destacam-se:
· Lagoas Cassuçu
· Lagoa Cardoso
· Lagoa Pixu
· Lagoa Moreiano
· Lagoa Caburé



Alguns riachos servem de afluentes para vários rios. São os seguintes:
· Riacho Cumbe
· Riacho da Pedra
· Riacho das Almas
· Riacho Capim do Boi
· Riacho Mulungu
· Riacho Cajueiro
· Riacho do Sítio
· Riacho do Caricu
· Riacho do Jenipapo
· Riacho Bengó
· Riacho Corda
· Riacho do Cemitério
· Riacho do Veríssimo
· Riacho da Lagarta
· Riacho Cacimba
· Riacho Baixa do Tingui
· Riacho da Nação
· Riacho Ribeirão do Macururé



Registra-se também a existência de alguns rios “secos” ou temporários, sendo o principal e maior o Rio de Massacará ou Ribeira do Pombal. Afluente do Rio Itapicuru, o Rio Massacará serve como córrego de escoamento das águas de enchentes, dificilmente enche, fica sobre sua passagem uma ponte que liga a BR 410 de Ribeira do Pombal a Tucano.

Há ainda dois açudes que abastecem o município no período de secas prolongadas, sendo um no povoado de Curral Falso e outro na sede do município que segundo estimativa tem capacidade para acumular, aproximadamente 1.200.000 metros cúbicos e se encontra abandonado.
Apesar da seca que assola periodicamente o município, Ribeira do Pombal tem uma grande vantagem em relação aos municípios vizinhos, o lençol freático, em todo território é riquíssimo. Os poços artesianos raramente ultrapassam 50 metros de profundidade e a água encontrada é abundante, considerada de excelente qualidade, havendo na zona suburbana uma área de brejo com “cinturão verde”.

Clima:

Clima quente com estações secas no verão e úmido com chuvas no inverno. A temperatura registrada no município é a seguinte:
· Média das máximas: 35º C
· Média das mínimas: 16º C
· Média compensada: 24º C

Vegetação

Situada na zona do nordeste, sujeita à seca. A vegetação é pobre e constituída, principalmente de cactos e árvores de pequeno porte, resistentes ao clima. É difícil se encontrar matas, em decorrências das devastações. Existia tabuleiros e serrados e hoje são transformados em pastagens.

Flora e Fauna

Constituindo a flora, existem árvores frutíferas como: cajueiro, mangueira, umbuzeiro e ainda o ouricuri, palma, e o mandacaru planta que alimenta o gado nas secas prolongadas.
A fauna, outrora abundante, tornou-se escassa.

Riquezas Minerais


No reino mineral assinala-se a presença da pedra calcária.



3 comentários:

  1. muito bom esse site
    OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. nao da pra enxergar nada que droga site muito ruim isso sim

    ResponderExcluir
  3. Site desatualizado, favor atualizar!

    ResponderExcluir