A opinião pública no município se manifesta encadeada pela influência dos fortes políticos. Liderados pelas pessoas mais influentes da terra, representativas de sua elite social e de nível econômico, fazem prevalecer (de forma certa ou errada, de acordo com as circunstâncias do momento) as suas preferências nos grupos políticos, apresentando a manifestação da opinião pública.
O comportamento dos pombalenses se iguala aos habitantes de outras cidade interioranas e pacatas. Pacíficos, buscam sempre mudar a rotina, mas sofrem a falta de opções, principalmente de lazer.
O que mais caracteriza o pombalense é sua "hospitalidade". O modo e a maneira de atender e tratar as pessoas, principalmente visitantes, é inconfundível. Essa característica o acompanha desde seus antepassados.
O pombalense traz na sua história o conservadorismo, no passado recente e na tradição familiar.
O pai, na família pombalense, sempre foi o chefe, "o dono da autoridade", o primeiro e último a dar a voz, conseqüência disto, foi a educação dada aos filhos e às mulheres, que muito poucas conseguiram romper os laços de subordinação e inovaram seus valores e conceitos em relação ao mundo.
Hoje, com o advento dos movimentos feministas e da juventude no nosso país, a mulher tem adquirido e conquistado seu espaço.
As mais velhas tradições culturais do nosso município, produzidas pelo povo, dão lugar a algo que retrata a vida do pombalense.
É uma evasão cultural que transforma a cada dia que passa, o pombalense é um ser em crescimento e em cultura.
Ressalta neste resgate de cultura as festas da “Domingueira” as quais ocorrem trimestralmente, com atrações musicais da própria terra, apresentações de bandas de músicas, fanfarras de cidades vizinhas e feiras de artesanatos, na qual se fazem presentes visitantes dos municípios circunvizinhos.
Até movimentos culturais de nossa juventude sofre discriminação por parte da maioria conservadora; não foram poucos que surgiram e ficaram para trás devido à coação de familiares e da repressão das autoridades.
Para o exercício da cidadania é necessário ao povo de Ribeira do Pombal a possibilidade de produzir cultura, de resgatar as nossas autênticas manifestações culturais e renova-Ias com criatividade e até de criar outras que expressem o cotidiano da população.
Ótimo resumo
ResponderExcluirMaravilha
ResponderExcluir