"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

POVOADO BOCA DA MATA

O povoado de Boca da Mata teve suas origens em proximidades do ano de 1949, quando Antonio Reis, procedente do Estado de Sergipe, viajante à procura de emprego, aspirava por um local que lhe proporcionasse maior cômodo e prosperidade profissional.
Adquiriu uma propriedade por nome de Fazenda Poço do Agostinho, estabelecendo-se com seus familiares. Foi o fundador do primeiro comércio do local, atraindo, assim, moradores mais distantes.
Batizou o lugar com o nome de Boca da Mata devido à abundância de gravatá, formando um cerrado bastante áspero, desbravado por ele.
Daí para cá se registra o crescimento rápido do povoado, principalmente após a abertura do segundo comércio feito pelo Senhor Lúcio Celestino de Santana e a construção da capela e regida pelo seu fundador e amigo.
Cultuando a Santa Rita de Cássia, Boca da Mata é um lugar onde se festeja qualquer momento forte, especialmente sua padroeira (22 de Maio) e o último sábado de Janeiro de todos os anos em comemoração a sua fundação.
Seguindo o ritmo de progressividade o povoado conta hoje com aproximadamente 687 habitantes (IBGE 2000), divididos em 341 homens e 346 mulheres, somando com as crianças. Sua distância é de 10 quilômetros da sede do município.
O povoado é tipicamente agrário, atividade que proporciona a renda da comunidade. O poder aquisitivo é baixo, poucas são as pessoas que exercem função na cidade que lhe ofereça renda fixa. A população vive do cultivo basicamente de feijão e mercado, um mercadinho e alguns bares, quando necessitam de algo contam com o transporte particular, feitos com carros do tipo rurais.

43 comentários:

  1. o pior povoado de ribeira do pombal kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ñao sabe o que fala.................é um inbecil.

      Excluir
    2. wedson seu otario vc nao sabe de nada

      Excluir
    3. esse viado poco ovo va se fuder filho

      Excluir
    4. Ô Boca da Mata dos meus sonhos. Melhor lugar do mundo

      Excluir
    5. Só pode ser um cuzão vc Wedson pra falar um besteira dessas

      Excluir
    6. se fosse o pior povoado vc nao teria vindo aqui se preocupado em pesquisar sobre ele.

      Excluir
  2. a boca da mata é o povoado muito bonito é uma pena ter muita violencia ass...... dayane sp

    ResponderExcluir
  3. Boca da Mata é um povoado com muita gente boa, muita pessoas alegres, pessoas que sabe receber bem os visitantes, não vejo a hora de voltar la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade um lugar de pessoas hospitaleira gente de um coração maravilhoso amo Boca da Mata

      Excluir
  4. acho boca da mata, um lugarejo pacato.... mas gosto de ir aí longe ah 42 anos, moro em sampa e sou da familia dos Bernardos............ no qual esqueceram, que eles tb , foram uns dos preimeiros habitantes desse povoado.... ficaria grata com a inclusão do sr , Bernardo um grande negociador transportando cerais........... abastecendo! jô são paulo

    ResponderExcluir
  5. esse cara que fez esse comentario maldoso e um indiota,pois boca da mata e um otimo lugar para morar pois existem povoados piores, e tambem acabou o tempo que era violento,agora e os de fora que vem bagunçar aqui eu moro la e aqui em pombal. fiquem a vontade para visita -lo.
    antonio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. indiota e vc otario
      se liga boca da mata ta entre os piores povoados de pombal kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      sim

      Excluir
    2. imbecil boca da mata é linda maravilhosa pior é sua casa !!!

      Excluir
  6. Você (madruguinha)deveria pensar mais no que escreve, e formular uma crítica construtiva com nexo. era bem melhor ter ficado calado. Não existe povoado pior nem melhor em Ribeira do Pombal, caso você esteja encomodado se arretire e vá morar onde achar melhor, garanto que não fará falta.

    ResponderExcluir
  7. com certeza.......... acho que quando algo está te ecomodando, eu ñ teria motivo pra ficar falando da agua que bebe!.......... acho que é vc que está deixando á violenta....... não fale mau do seu lugar ten capacidade? poder aquisitivo? mude mas mude mesmo. bem para longe. pois tenho familia que moram aí e amo quando tenho a oportunidade de visita-la fica a dica grande............

    ResponderExcluir
  8. Mandou bem Antônio eu conheci Boca da Mata nos anos 50 e fiquei encantado com a hospitalidade. Inclusive o fundador da grande vaquejada de Pombal " Sr. Sigismundo já falecido" que lá residiu muito tempo, vindo depois pra Pombal (sede).
    Jose Henrique (Taranha) Pombalense

    ResponderExcluir
  9. Wedson seu pão cm ovo vc nauum sabe e de nada vc quer e morar aki ú.u

    ResponderExcluir
  10. Antonio reis.era irmão de Auto Manuel reis.que também foi um dos fundadores.do povoado de boca da mata. Antônio reis justamente com os seus familiares parentes e amigos eram sergipanos.e realmemente foram os primeiros moradores da boca da mata. e eu também tenho muito orgulho de ter nascido aí na boca da mata.no qual também Sou neto de um dos fundadores.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. SOU DA FAMÍLIA MONTEIRO COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  13. SOU DA FAMÍLIA MONTEIRO COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  14. SOU DA FAMÍLIA MONTEIRO COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  15. SOU DA FAMÍLIA MONTEIRO COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz em saber que tem alguém que defende esse povoado tão esquecido pela as autoridade e muitos que morava lá e hoje não querem nem saber da BOCA DA MATA.
    Moro em SP sou da família MONTEIRO COM MUITO ORGULHO.

    ResponderExcluir
  17. boca da mata hoje é um dos povoados vom menor indice de violéncia da cidade e temos orgulho de morar aqui quem fala mal é porque nao aconpanha de perto ou nem sabe o que està falando , e jà foi esquecida hj tem uma praça que dentre os povoados é a mais bonita . e vc ana luiza ta muito mal informada se vc esqueçeu suas origens é problema seu mais o povo que quer sucego vem morar aqui, não vejo nunguem dizer isso que vc disse .

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal, estou em São Paulo e gostaria de entrar em contato com a Senhora Valdeci, mais conhecida como Déci. Ela é minha tia. Chamava ela de Tia Deci. E minha família gostaria de entrar em contato com ela. Meu número é 31 8255-0552. Pode entrar em contato comigo pelo whatsapp e me informar quem poderia me passar o contato de algum familiar dela. MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  19. meu a pelide e zao pintor sou morador da boca da mata com muito orgulho e quem nao for qui chure

    ResponderExcluir
  20. Genivaldo Sanfoneiro2 de maio de 2018 às 00:00

    Naci e mim criei nesse povoado maravilhoso e tenho muito orgulho!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Minha esta a procura. Dos irmão .Dela que a 26 anos .Ela não. Ver o nome do irmão .Dela e jose .Leite. Dos santos eo da mãe. Dela e Otacílio .Leite dos santos. Eo none da minha mãe. E maria leite dos santos se alguém. Sabe de alguma coisa porfavo pessa pra entra em contato .21968906299

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu irmão está entrando em contato com vcs nesse número e não consegue.

      Excluir
  22. Amo o povoado boca da mata eu moro aqui com muito orgulho 🌹🌹🌹🌹😍😍

    ResponderExcluir
  23. Entre em contato comigo sou sua sobrinha

    ResponderExcluir
  24. Boca da Mata é um paraíso! As mulheres mais bonitas de Pombal são da Boca da Mata é os homens mais valentes e trabalhadores também têm origem nessa linda, hospitaleira e aconchegante Boca da Mata. Viva a Boca da Mata, o melhor é mais alegre povoado de Ribeira do Pombal.

    ResponderExcluir
  25. Para mim boca da mata,é um lugar maravilhoso,terra em que nasci e vivi minha infância,pessoas simples e acolhe todos bem,só tenho ótimas lembranças e boas amizades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou destacar outras pessoas ilustres de Boca da Mata, como, sr. Eronildes, dona Carlota(Loló), sr. José Roberto, dona Boquinha, Sr. Lúcio, sr. Enoque e tantas outras ilustres celebridades locais. Boca da Mata é terra de celebridades, sem esquecer de dona "Mãe Zefa" que tantos partos realizou. "Mãe Zefa" é muito importante para nossa Boca da Mata.

      Excluir
    2. Sim com certeza todas essas pessoas e família e seus familiares fazem parte dos primeiros moradores do nosso povoado! São considerados também os fundadores!

      Excluir
  26. Corrigindo, Dona Noquinha foi muito importante para a Boca da Mata, além de Sr. Enoque.

    ResponderExcluir
  27. Sr. Mané de Nila, sr. Sebastião e Sr. Nonô foram celebridades importantes e de destaque na Boca da Mata.

    ResponderExcluir
  28. Eita que bm tá é famosa

    ResponderExcluir