"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

POVOADO NOVA ESPERANÇA

O fundador da primeira casa foi João Batista que por sua vez deu o nome do Povoado Nova Esperança.
A primeira Escola Municipal Luzia Francisca Conceição, foi fundada no ano de 1968 por Maria do Carmo, 18 anos após a fundação de Nova Esperança, os primeiros moradores após João Batista foi Mariana e Lurdes.
A segunda construção feita em Nova Esperança foi a Igreja feita por João Batista fundada em 1854 sendo que a primeira comemoração feita na Igreja foi realizada pelo Padre Epifânio.
Deste dia em diante o povoado passou a comemorar o aniversário da padroeira Nossa Senhora Auxiliadora. O povoado teve uma decepção no ano de 1960 o fundador do povoado faleceu. No dia 5 de junho de 1905 na fazenda Belém distrito de Mirandela nasceu João Batista de Almeida filho de Gel Aleixo Bastos e Ana Aleixo Bastos aos dois anos de idade perdeu seu pai e veio a morar com o tio e o padrinho Joaquim Manoel Bastos e sua esposa Dona Amélia Francisca Bastos que por sua vez não tinham filhos e então o adotaram, moravam na Fazenda Cabeça da Onça, depois passaram a morar em uma nova fazenda onde ele acabou de se criar. Aos 24 anos perdeu seu pai adotivo e aos 25 casou-se com uma parente de Josefa Francisca com quem teve seus oito filhos: Esabel, Joaquim, Maria, José, Pedro, Manoel, Regina e Almeida tiveram 60 netos e 30 bisnetos. Em 24 de junho de 1950 construíram a sua primeira casa e na inauguração ele comemorou 45 anos de vida a comemoração foi no povoado Nova Esperança onde veio a falecer em 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário