"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

RIBEIRA DO POMBAL NOS DIAS DE HOJE...

Ribeira do Pombal é um município localizado a 299 km da sua capital (Salvador-BA), na região do Nordeste baiano fazendo limitações com outros cinco municípios (Cícero Dantas, Tucano, Cipó, Ribeira do Amparo e Banzaê), sua população atual é de aproximadamente 47 mil habitantes, tem 76 anos de sua emancipação política, tendo como principais atividades econômicas a agricultura, a pecuária, a apicultura e pequenas indústrias na fabricação de farinha (casa de farinha), tijolos e telhas (olarias).
Não podemos falar de Ribeira do Pombal se não ressaltarmos as várias manifestações sócioculturais existentes nele, que perpassaram por diversas gerações a exemplo da Filarmônica XV de Outubro, a Vaquejada, as Quadrilhas Juninas com seus arraiás de rua, o Bocamarte da Boca da Mata, os Zabumbeiros, o Candomblé, a Capoeira, os Bonecos Humanos, o Reisado, o Maculelê, dentre outros, que devemos preservá-los não deixando apenas na história, temos que aprender a preservar e sucessivamente apresentar às novas gerações para que tenhamos no futuro uma diversidade cultural invejável na nossa cidade, e com a chegada de outras opções como o teatro e o cinema, essas poderão definitivamente ser esquecidas, para que isso não aconteça basta lutar pela preservação.
No que diz respeito às áreas da Educação, Saúde, Esporte, Infraestrutura e Meio Ambiente, deve se notar que de modo geral que nesses últimos anos podemos observar muitas melhorias, porém ainda deve ser feito muito nesses setores, haja visto que são de fundamental importância para o bom desenvolvimento do município.
As atenções prioritárias dos nossos governantes devem ser na Educação, pois é através dela que teremos uma população cada vez mais crítica, culta, capaz de lutar por medidas e prevenções, evitando algumas doenças. Hoje a escola ficou de fácil acesso a toda população, não havendo a falta de vagas para nossos alunos, além de que cada comunidade tem sua escola, ou seja, a escola vai até os estudantes, um ponto interessante a se ressaltar é que o professor está cada vez mais se especializando, o que faz com que tenhamos uma educação sempre de melhor qualidade. Já a saúde deve ser a segunda preocupação dos nossos representantes da população, principalmente a saúde famíliar, dando a elas a oportunidade de conhecer programas de prevenção tais como bucal, física, DST, parasitas, Dengue e outras. A cidade conta hoje com Hospital público, Posto de Saúde da Família espalhado em várias comunidades além de várias clínicas particulares, atendendo em diversas especialidades.
O Esporte, ao contrario do que muitas pessoas pensam, deve ser muito valorizado sim, ele está diretamente ligado à saúde e o social, visto que ele afasta pessoas da criminalidade, das drogas, da depressão e de tudo aquilo que possa fazer mal a um indivíduo, destaca-se nesse contexto a realização do Campeonato Municipal de Futebol, realizado em nosso município, na qual e de suma importância á realização deste, pois várias pessoas apreciam o esporte e vão até o estádio para assistirem as partidas e prestigiarem seus times e jogadores.
Em se tratando da Infraestrutura e o Meio Ambiente esses deverão sempre andar juntos, pelo fato de que, não se pode em um mundo cada vez mais quente, pensar em construção se não pensar em paisagismo, e essa não é só uma preocupação dos naturalistas, também, grandes empresas, governo e população estão preocupados com o aquecimento global. Podemos observar que em Ribeira do Pombal é muito marcante a presença do verde, apesar da seca vários meses do ano, existem ruas arborizadas e em seu centro há também essa predominância além disso alguns moradores mantêm elas em suas calçadas devidamente podadas e muitas vezes irrigadas. Algo de grande importância e que nos falta é a questão de pavimentação de algumas ruas e também a rede de esgoto, esse problema se dá devido ao crescimento populacional e conseqüentemente habitacional desenfreado, a cidade não conta ainda com sinais de trânsito, apesar deste já ser um tanto volumoso principalmente no centro.
Enfim devemos continuar vivendo nossas vidas para que possamos construir nossa história dentro desta maravilhosa cidade chamada Ribeira do Pombal, vamos nos orgulhar de residir aqui, e desfrutar da mais diversas manifestações culturais, lutando para que nossa Educação, Saúde, Esporte, Infraestrutura e Meio Ambiente tenha cada vez mais qualidade e dessa forma desfrutaremos cada vez melhor da vida interiorana saudável.
Jose Everton Souza Santos
Ribeira do Pombal, 18 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário