"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE RIBEIRA DO POMBAL - BA

Em 19 de setembro de 2010 comemora-se 77 anos de Emancipação Política de Ribeira do Pombal - BA que até 19 de setembro de 1933 (ano de sua emancipação) era uma subprefeitura de Caldas do Cipó, condição esta, ocasionada por interesses políticos que ao criar o novo município anexou Pombal (como era conhecida na época, e só depois teve o nome alterado para Ribeira do Pombal). Hoje aos 77 anos de sua emancipação é um dos municípios mais importante do interior do Estado, pois está localizado em um ponto estratégico, dando acesso a várias outras cidades do nordeste baiano, sendo de suma importância para a economia local e regional.
É notório o seu desenvolvimento, pois cada vez mais aparece no cenário pombalense, muitas empresas se instalando, nas mais diversas áreas, são clinicas médicas, escolas particulares, empresas de: prestação de serviço; eletrodomésticos; materiais de construção; contabilidade; supermercados; advocacia, autopeças, lojas de roupas; sapatos; artigo do lar, enfim, é um comércio bem diversificado, sendo que está previsto a instalação de empresas de revenda da Fiat e Volkswagen, e uma clínica de hemodiálise que já esta em construção, a qual favorecerá não só os pombalenses mas as cidades circunvizinhas.
Deve-se destacar que, nenhuma área cresceu tanto quanto a construção civil. O setor imobiliário tem apresentado um crescimento muito grande, e mesmo assim a procura supera a oferta, isso se deve as facilidades encontradas nos bancos (financiamento do imóvel), sem contar com as vantagens do Programa habitacional Minha Casa e Minha Vida, do Governo Federal, que despertou interesse de todos aqueles que sonham com a casa própria.

Aproxima-se a “Festa de Outubro” termo que designa uma variedade de festejos de ordem religiosa/ profana, que agrada aos munícipes e visitantes, ocorrendo este ano a 43ª Vaquejada no Parque Segismundo Macedo, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, No mesmo período terão várias atrações musicais como é costumeiro. Acontecerá também nos dias 16 e 17 mais uma etapa do Campeonato Baiano de Motocross. Lembramos ainda que os organizadores da Vª Edição do Chupa Cabra Fest (Pombal FM) no dia 16 de outubro, contrataram as seguintes atrações: Asa de Águia, Black Style, Noda de Caju. Outra atração será anunciada pelos organizadores em breve. E no que diz respeito à ordem Religiosa, acontece à tradicional festa da Padroeira Santa Tereza D'Ávila, com a novena ( 6 a 15 de outubro ), missa solene, procissão e leilão, com a participação de toda a comunidade católica do município e padres da região.
Ainda para este mês de outubro, está previsto o início Campeonato Municipal de Futebol considerado um dos melhores do esporte amador da Bahia, no qual os pombalense e viizinhança desfrutam desta atividade esportiva, atraindo assim pessoas de toda a comunidade.
Em homenagem ao aniversário de Emancipação política do Município de Ribeira do Pombal - BA, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, promove no dia 19/09/2010 (domingo), um espetáculo de dança folclórica contemplando as contribuições culturais da etnia e suas influências nas tradições e manifestações artísticas brasileiras e pombalenses.
Parabéns Ribeira do Pombal pelos seus 77 anos de evolução e conquistas, os seus filhos se orgulham da terra onde nasceram, e desejam que o seu crescimento favoreça a todos os pombalenses que valorizam suas raízes.

Evertton Souza, 19/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário