"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

5. Os Intendentes

Os Intendentes eram administradores que dirigiam o município.
Eram escolhidos entre homens influentes da região. Para escolhê-los fazia-se a eleição chamada "bico de pena", a cada dois anos. Os votos eram na folha e não eram secretos. Esse tipo de eleição vigorou até 1930 quando houve o golpe militar de Getúlio Vargas.
Pombal teve os seguintes intendentes (com data de passe ignorada), eleitos pelo voto "bico de pena":
• Cosme Calmon Silva
• Antonio Dantas de Macêdo
• Ferreira Brito
• João Ferreira Brito
• Paulo Cardoso de Oliveira Brito

No período da ditadura militar, antes das eleições diretas para prefeito, foram nomeados pelos interventores da Bahia, os seguintes intendentes:
• Edgar Gomes da Rocha
• Nilson da Costa Pimentel
• Emanoel de Oliveira Brito
• João Fernandes da Gama
• Manoel Américo Passos

Em 1946, no governo de Gaspar Dutra, o Sr. Cardoso de Brito foi nomeado prefeito, isso para ocupar o cargo até 1950, onde futuramente haveria de ocorrer às eleições diretas. Foi quando entrou em acordo com os Srs. Oliveira Brito e Ferreira Brito, para renunciar e eleger este último; portanto , uma precipitação para as eleições diretas.

3 comentários:

  1. Achei interessantíssimo esse blog. De fato o ser humano é um animal político e histórico e é isso que devemos abraçar com todo o nosso fervor academico! Excelente produção! Sou historiador recem formado e neto de um morador (vô zezinho) do povoado do Barrocão (Vila Rodrigues) mas meus pais sempre residiram no Estado de São Paulo. Foi muito bom ler tudo isso. Meu email: doglasdb@yahoo.com.br para contato. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo formato histórico do blog...!muito bom mesmo!sou estudante de ciencias sociais em Sergipe, mas descendo por via paterna da familia Gama da Fazenda do Bendó nas imediãções do povoado Pedras. Esse termo bendó conheço apenas por converças com familiares. Se alguém tiver informações sobre o estabelecimento desta famíla neste território gostaria muito de situar-me historicamente. meu e-mail jrgmarcondes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. procuro informações da família Calmon em Ribeira do Pombal, BA...

    ResponderExcluir