"O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.
O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela. As luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina a mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro." -
(Correio Brasiliense)

Igreja Matriz de Sta Tereza (Velha)



Em relação velha Matriz de Santa Tereza é desconhecida qualquer dado a respeito de sua construção, sabe-se porém, que em 1667 quando o padre João de Barros e Jocab Roland deixaram a aldeia, já se registrava a construção de uma capela. Observando assim que a velha matriz já fora deixada por eles. Até 1754, Pombal tinha seu centro administrativo religioso em São João Batista de Jeremoabo (atual Jeremoabo): "foi iniciado quando o padre Epifânio Borges era pároco da cidade. Em 1968 quando o padre Emílio Ferreira Sobrinho o substituiu disse que se encontrava somente os alicerces pronto para ergue-se a nova igreja, onde precisou de 1700 caçambas de barro para terraplenar. Esse carregamento foi oferecido pelo Sr. Rui Bacelar quando era um dos diretores do DERBA. Os esteios do teto foram oferecidos pelo Sr. Oliveira Brito, por intermédio do Sr. Ferreira Brito, o restante foram doados por outras igrejas e através de arrecadações junto aos fiéis. O engenheiro responsável pela obra foi Dr. Renato Calado. E a igreja recentemente reformada.
A padroeira é Santa Tereza D'Àvila.

4 comentários:

  1. EXCELENTE IDEIA, ESSE SITE VAI NOS AJUDAR MUITO, PARABÉNS AOS ORGANIZADORES

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO QUE FOI OS INDIOS QUE CONTRUIU A IGREJA VELHA

    ResponderExcluir
  3. Precisodo nome da praça defronte a igreja Sta. Tereza

    ResponderExcluir
  4. Preciso do meu sertificado do meu batismo para mim fazer o crisma como que eu faço

    ResponderExcluir